quinta-feira, 21 de março de 2013

Dá-lhes vós de Comer!


Dá-lhe vós de comer! 
 Mt. 14.13-21

13 - Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra.
O que Jesus tinha ouvido?
Quando lemos o início do capítulo 14, vemos que o Senhor Jesus recebe a notícia da morte de seu primo João Batista. Por certo esta notícia deixou bem triste; por ser o seu primo, e aquele que preparou o caminho do Senhor. Ele entrou no barco para retirar-se refletir um pouco na situação. A Bíblia diz que: Ele foi para um lugar deserto ao entrar no barco. Porém Jesus não conseguia ficar sem ser reconhecido por muito tempo. Quando descobrir que o Senhor entrou no barco, eles vão numa grande caravana seguindo-o por terra.
14 - Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.
Quando Jesus desembarcou, percebeu que uma grande multidão o havia seguido , vindo a pé de várias cidades da vizinhança. Com a sua característica de ser aquele que veio atender os necessitados, salvar os perdidos, o seu coração foi movido de íntima compaixão e curou os enfermos, e trouxe-lhes uma mensagem de fé e esperança à aqueles que estavam ali. Lembremos que o lugar era deserto; mesmo sendo deserto não impediu que a multidão fosse ter com Ele. Por que eles foram atrás de Jesus? Primeiro porque a presença do Senhor atrai aqueles que estão carentes e transmite segurança aos que dele aproxima-se, a distância aqui não foi impedimento para que todo aquele povo chegasse onde Ele estava. Em segundo lugar o povo em sua maioria conhecia a fama do Senhor Jesus, que era um homem que sempre quando via alguém com alguma necessidade especial, tinha o prazer de atende-los; em especial aqui não foi diferente, o seu coração compassivo liderou uma palavra de cura para todos que estavam carentes. Este é o Jesus da igreja que sempre tem uma palavra de transformação aqueles que estão dentro do seu domínio espiritual. O mesmo Cristo que se compadece dos necessitados na narrativa bíblica é o mesmo que está atuando diretamente na vida da sua Noiva a Igreja.
15 - Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Quando os discípulos percebem que a tarde esta chegando vão ao Senhor, aconselhando-o para que despeça a multidão, por não ter como alimentá-los ali, lembremos que o Senhor sempre tem o controle absoluto da situação. É óbvio que o povo precisava alimentar-se, ali não só haviam homens, mas também mulheres, velhos e crianças, e em especial cada uma destas faixas etárias tem uma necessidade. Os discípulos dizem a Jesus para despedir a multidão pra que pudessem ir as aldeias para comprar comida.  Quando leio esta passagem eu vejo neste versículo o avanço das seitas heréticas. A igreja tem o verdadeiro alimento a Palavra do Senhor, mas quando não alimentamos o povo com a Palavra eles saem de almas vazias procurando nas “aldeias” onde alimentarem-se e nem sempre o alimento tem uma boa “procedência”, são todo o tipo de sabor para tentar iludir com uma falsa aparência daquilo que é bom, entretanto pode conter venenos que não são vistos a olho nu, precisa de uma analise mais aprofundada para encontrar os vírus que estão contaminado aquela comida. Espiritualmente o veneno que são produzidos pelas as seitas só serão descoberto mediante a manifestação sobrenatural do Espírito Santo discernindo os espíritos de engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário