sexta-feira, 29 de março de 2013

O Verdadeiro Sentido da Pascoa!


O VERDADEIRO SENTIDO DA PASCOA!
                                                                                                                                        E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e abrir os seus selos, porque foste morto e com o seu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação:
Ap.5.8

A verdadeira pascoa, não uma coelha que coloca "ovos", inda mais de chocolate; a pascoa bíblica mostra que era necessário que houvesse o sacrifício, um derramamento de sangue. Quando Deus dá a ordem a Moisés para institui-la, revela como deveria ser preparada. Tinha que ter um cordeiro ou cabrito macho de um ano sem macula, pães asmos e ervas amargas. A instituição da pascoa aconteceu quando o Egito seria tomado pela maior e terrível praga a morte dos primogênitos... Sem pormenorizar muito vamos a SIMBOLOGIA DA PASCOA.
1 - O cordeiro ou cabrito sem mancha - Tipificava o Senhor;

2 - O sangue do animal passado no caixonete da porta salvaria os primogênitos do povo Hebeu - Simbolizava o Sangue de Cristo Derramado para salvação da Humanidade e quem permitisse que ele cobrisse a sua vida teria por certo a salvação da sua alma;

3 - Os pães asmos (sem fermento) - Simboliza a pureza de Cristo e a pureza da sua palavra, só através do pão sem fermento que é a verdadeira palavra, que nós encontramos pureza para a nossa vida espiritual. Enquanto o fermento é o pecado que tão de perto nos rodeia é quer nos contaminar. Jesus uma certa vez disse: "Cuidado com o fermento dos fariseus";

4 - As ervas amargas - Estas ervas simbolizava o sofrimento do cordeiro até a sua morte. Cristo quando veio ao mundo veio para sofrer pelos pecadores, a sua vida seria tão simples e sofrida que o profeta messiânico vaticinou dizendo que ele não teria parecer nem formosura. O Senhor Jesus na noite da quinta feira após instituir a Santa Ceia, chama alguns de seus discípulos e vai até o Getsêmani orar por aquele momento que antecederia a sua morte ( Lc. 22.39-46), o texto bíblico relata que a sua agonia foi tão aguda, que el suou sangue que tornou-se em grandes gotas de sangue que escorria até ao chão. Isto é o sentido das ervas amargas - O Sofrimento de Cristo.

Agora eu te pergunto. O que a verdadeira pascoa  tem haver com a pascoa atual? Sinceramente o sentido e a razão atual da pascoa não tem nada haver. Na atual o importante é o coelho, o ovo, o chocolate; na verdadeira o importante é o Cristo, o seu sangue e o seu sofrimento! Ainda assim desejo a você uma boa pascoa!

Pastor Valmir Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário