sábado, 20 de abril de 2013

Liderança Jovem! Primeira parte



                        Capítulo 1

Como Aparece um Líder?

Esboço do Capítulo 1
Tema: Como Aparece um Líder?
1-   Da Vontade de Deus.
2-  DA Vontade das Pessoas.
       3- Da Vontade Dele Próprio.

O líder é suscitado, nasce dependendo da necessidade de um povo, de um grupo; nos momentos mais críticos e difíceis de uma situação; quando alguma missão precisa ser realizada. Ao perceber que se todos falarem ou mandarem ao mesmo tempo, a situação que já não é favorável, ficará ainda pior. Por isso que aparecem pessoas para administrarem, levantadas por uma eleição ou por aclamação do povo. Contudo toda a autoridade e liderança são provenientes de Deus, por vontade diretiva ou permissiva Dele, sendo que cada um por ter o seu livre arbítrio irá liderar de acordo com a sua própria vontade e irá administrar de acordo com a sua dignidade.  Caso ele não seja fiel em primeiro lugar a Deus e a autoridade superior que o constituiu, e algo der errado ele é o culpado e não quem o constituiu líder. Ao longo de toda a narrativa bíblica, encontramos o Senhor levantando homens (Jz 3.9-11; 15-31), mulheres (Jz 4.4-10), jovens (Dn 1.1-21) para executar a sua vontade, e com estes lideres levantados por Deus aprenderemos importantes lições.  Em nossos dias Deus tem permitido que levantem-se líderes em toda a sociedade, pessoas crentes ou não. Porém estarei de uma forma bem sucinta e sintética falando sobre liderança cristã, e como os lideres pode ajudar atualmente o crescimento da igreja.

 Da Vontade de Deus

Deus em sua presciência sabe a importância que o líder exerce sobre o povo. A Bíblia traz-nos exemplos de líderes que foram levantados por Deus, numa época muito difícil em que vivia o povo de Israel e eles tem um testemunho muito importante para aqueles que almejam liderança na Casa de Deus e merece a nossa deferência especial.  Dentre muitos deles escolhi alguns para estar escrevendo sobre eles neste livro.

Adão o primeiro líder levantado por Deus.
Adão foi primeiro líder genuinamente constituído por Deus; Adão recebeu de Deus a incumbência de governar sobre tudo que havia no jardim do Éden, e também dominar sobre toda a terra (Gn 2.15). Que tarefa difícil a ser cumprida, não pelo trabalho que seria desenvolvido, mas porque ali estaria a maior provação da sua liderança; a "obediência". Por não obedecer à voz de Deus, falhou na tarefa que lhe havia sido confiada para fazer. Ele podia dominar sobre toda a criação feita por Deus; a terra, os animais e bestas-feras, plantas e árvores que havia ali. O Pai conhecendo as artimanhas do diabo proibiu que eles comessem do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). Podemos mencionar que por um período Adão conseguiu cumprir a ordenança divina, sem comer do fruto daquela arvore; porém Deus sabia que Adão iria falhar, mas ainda assim deu-lhe oportunidade para escolher se queria ter ou não uma liderança aprovada por Ele.  A exemplo de Adão, isso acontece com muitos lideres que começam de um modo brilhante a sua liderança (ISm 10.1; 31.4), mas não consegue prosseguir até o final do modo como começou; em alguns casos, antes mesmos de concluírem os seus mandatos, já estão sem credito diante de seus liderados. Infelizmente Adão falhou e deixou para nós um alerta muito grande; mesmo que o líder tenha sido levantado por Deus, não está livre de errar o objetivo que lhe foi confiado, e esta propenso a falhar como qualquer outra pessoa. Mesmo sendo levantados por Deus, a liderança não garante a nenhum de nós uma blindagem de lideres religiosos super poderosos.  Continuamos sendo a mesma pessoa, podendo acertar como também errar.

continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário