sexta-feira, 29 de março de 2013

O Verdadeiro Sentido da Pascoa!


O VERDADEIRO SENTIDO DA PASCOA!
                                                                                                                                        E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e abrir os seus selos, porque foste morto e com o seu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação:
Ap.5.8

A verdadeira pascoa, não uma coelha que coloca "ovos", inda mais de chocolate; a pascoa bíblica mostra que era necessário que houvesse o sacrifício, um derramamento de sangue. Quando Deus dá a ordem a Moisés para institui-la, revela como deveria ser preparada. Tinha que ter um cordeiro ou cabrito macho de um ano sem macula, pães asmos e ervas amargas. A instituição da pascoa aconteceu quando o Egito seria tomado pela maior e terrível praga a morte dos primogênitos... Sem pormenorizar muito vamos a SIMBOLOGIA DA PASCOA.
1 - O cordeiro ou cabrito sem mancha - Tipificava o Senhor;

2 - O sangue do animal passado no caixonete da porta salvaria os primogênitos do povo Hebeu - Simbolizava o Sangue de Cristo Derramado para salvação da Humanidade e quem permitisse que ele cobrisse a sua vida teria por certo a salvação da sua alma;

3 - Os pães asmos (sem fermento) - Simboliza a pureza de Cristo e a pureza da sua palavra, só através do pão sem fermento que é a verdadeira palavra, que nós encontramos pureza para a nossa vida espiritual. Enquanto o fermento é o pecado que tão de perto nos rodeia é quer nos contaminar. Jesus uma certa vez disse: "Cuidado com o fermento dos fariseus";

4 - As ervas amargas - Estas ervas simbolizava o sofrimento do cordeiro até a sua morte. Cristo quando veio ao mundo veio para sofrer pelos pecadores, a sua vida seria tão simples e sofrida que o profeta messiânico vaticinou dizendo que ele não teria parecer nem formosura. O Senhor Jesus na noite da quinta feira após instituir a Santa Ceia, chama alguns de seus discípulos e vai até o Getsêmani orar por aquele momento que antecederia a sua morte ( Lc. 22.39-46), o texto bíblico relata que a sua agonia foi tão aguda, que el suou sangue que tornou-se em grandes gotas de sangue que escorria até ao chão. Isto é o sentido das ervas amargas - O Sofrimento de Cristo.

Agora eu te pergunto. O que a verdadeira pascoa  tem haver com a pascoa atual? Sinceramente o sentido e a razão atual da pascoa não tem nada haver. Na atual o importante é o coelho, o ovo, o chocolate; na verdadeira o importante é o Cristo, o seu sangue e o seu sofrimento! Ainda assim desejo a você uma boa pascoa!

Pastor Valmir Ribeiro

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dá-lhes vós de Comer!


Dá-lhe vós de comer! 
 Mt. 14.13-21

13 - Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra.
O que Jesus tinha ouvido?
Quando lemos o início do capítulo 14, vemos que o Senhor Jesus recebe a notícia da morte de seu primo João Batista. Por certo esta notícia deixou bem triste; por ser o seu primo, e aquele que preparou o caminho do Senhor. Ele entrou no barco para retirar-se refletir um pouco na situação. A Bíblia diz que: Ele foi para um lugar deserto ao entrar no barco. Porém Jesus não conseguia ficar sem ser reconhecido por muito tempo. Quando descobrir que o Senhor entrou no barco, eles vão numa grande caravana seguindo-o por terra.
14 - Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.
Quando Jesus desembarcou, percebeu que uma grande multidão o havia seguido , vindo a pé de várias cidades da vizinhança. Com a sua característica de ser aquele que veio atender os necessitados, salvar os perdidos, o seu coração foi movido de íntima compaixão e curou os enfermos, e trouxe-lhes uma mensagem de fé e esperança à aqueles que estavam ali. Lembremos que o lugar era deserto; mesmo sendo deserto não impediu que a multidão fosse ter com Ele. Por que eles foram atrás de Jesus? Primeiro porque a presença do Senhor atrai aqueles que estão carentes e transmite segurança aos que dele aproxima-se, a distância aqui não foi impedimento para que todo aquele povo chegasse onde Ele estava. Em segundo lugar o povo em sua maioria conhecia a fama do Senhor Jesus, que era um homem que sempre quando via alguém com alguma necessidade especial, tinha o prazer de atende-los; em especial aqui não foi diferente, o seu coração compassivo liderou uma palavra de cura para todos que estavam carentes. Este é o Jesus da igreja que sempre tem uma palavra de transformação aqueles que estão dentro do seu domínio espiritual. O mesmo Cristo que se compadece dos necessitados na narrativa bíblica é o mesmo que está atuando diretamente na vida da sua Noiva a Igreja.
15 - Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Quando os discípulos percebem que a tarde esta chegando vão ao Senhor, aconselhando-o para que despeça a multidão, por não ter como alimentá-los ali, lembremos que o Senhor sempre tem o controle absoluto da situação. É óbvio que o povo precisava alimentar-se, ali não só haviam homens, mas também mulheres, velhos e crianças, e em especial cada uma destas faixas etárias tem uma necessidade. Os discípulos dizem a Jesus para despedir a multidão pra que pudessem ir as aldeias para comprar comida.  Quando leio esta passagem eu vejo neste versículo o avanço das seitas heréticas. A igreja tem o verdadeiro alimento a Palavra do Senhor, mas quando não alimentamos o povo com a Palavra eles saem de almas vazias procurando nas “aldeias” onde alimentarem-se e nem sempre o alimento tem uma boa “procedência”, são todo o tipo de sabor para tentar iludir com uma falsa aparência daquilo que é bom, entretanto pode conter venenos que não são vistos a olho nu, precisa de uma analise mais aprofundada para encontrar os vírus que estão contaminado aquela comida. Espiritualmente o veneno que são produzidos pelas as seitas só serão descoberto mediante a manifestação sobrenatural do Espírito Santo discernindo os espíritos de engano.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cristo em Vós Esperança da Glória!


Cristo em vós Esperança da Glória

Introdução:

I – Quando recebemos de Cristo a salvação
  1. Assumimos a posição de filho João 1.12
  2. Recebemos um novo nome Ap. 2.7
  3. Temos o Espírito Santo habitando em nós At.1.8

II – Temos um ajudador fiel.
  1. Que compadece-se dos seus filhos
  2. Quando a luta esta travada
  3. Intercede por nós com gemidos

III – O Senhor nos dá a vitória quando esperamos nele
  1. Inclina pra ouvir-nos
  2. Está conosco todos os dias
  3. Quando dormimos o Senhor trabalha por nós

IV – A esperança da Glória de Cristo
  1. Os salvos tem esperança de ver o Senhor
  2. Vencerá a morte e o inferno
  3. Limpará dos olhos toda a lágrima

Conclusão:

Obra e Graça do Espírito Santo!


Obra e Graça do Espírito Santo

João 16.7;14-16

I – O Espírito Santo enche o crente capacitando-o para:
  1. Pregar as Boas Novas
  2. Restaurar os contritos de coração
  3. Proclamar a liberdade aos cativos
  4. Soltar os que estão presos
  5. Apregoar o Ano aceitável do Senhor

II – O Espírito Santo quer mudar o quadro atual que tem feito muita gente infeliz
  1. Consolar todos os tristes
  2. Tirar as vestes do luto em troca de ornamento da alegria
  3. Romper com a tristeza, e receber o óleo do gozo as salvação
  4. Vencer a angústia com o espirito de louvor e a adoração
  5. Tirar das garras do inimigo e torna-se propriedade exclusiva dele.

III – O Espírito Santo está investindo pesado em nós.
  1. Não podemos decepciona-lo
  2. Negligenciar o chamado que Ele nos tem feito
  3. Não limitarmos a tua atuação sobre nós
  4. Jamais esconder este poder tão maravilhoso dentro da nossa auto confiança e frieza espiritual.

Conclusão: