sábado, 2 de abril de 2016

Eis que Eu stou a porta e bato!!

“Eis que estou a porta e bato”!
 Apocalipse 3.14-22

Texto bíblico Ap. 1.17 e 18

Introdução:

Este texto bíblico revela a nós o que o Senhor Jesus veio fazer neste mundo pela humanidade. O Senhor veio cumprir a promessa mais antiga que Deus fez no Jardim do Éden que dá semente da mulher nasceria um que pisaria a cabeça da serpente (Gn. 3.15)
I – Jesus veio trazer salvação a todos os homens.

O Senhor Jesus cumpriu a sua missão e trouxe a oportunidade de salvação a toda a humanidade. Prova disto é que nós estamos aqui salvos e libertos pelo o sangue que foi derramado na cruz do calvário. Jesus morreu e ressuscitou ao terceiro dia cumprindo ao pé da letra o que predito ao seu respeito. Foi até o final, sem vacilar na missão que o Pai entregara, e hoje como nós temos valorizado este sacrifício. O Senhor fez o máximo para vir nos salvar e nós o que temos feito para honrar o que Ele fez por nós?

II – Por que Jesus disse que estava a porta batendo da Igreja?

O texto de Apocalipse 3.14-22 vai nos revelar o por que Jesus fez este sobre este comentário ao anjo e a Igreja de Laodicéia.

1 – Quem estava falando com João para transmitir a Igreja aquela mensagem, era o Amém a testemunha fiel e verdadeira (v.14). Aquele que sabia com profundidade a real situação daquele pastor e de sua Igreja. O Senhor como testemunha fiel conhecia tudo o que envolvia a vida daqueles crentes e também o seu procedimento espiritual, e seu modo como viviam.

2 – Para que Jesus chegasse ao ponto de dizer que estava do lado de fora, batendo a porta da igreja, iria dar primeiro algumas palavras duras e repreensão.

3 – O Senhor começa chamando aquele pastor e sua Igreja de uma “igreja morna” (v.15 e 16) e por isso ela já estava causando náusea e ânsia de vomito. Uma igreja quando não aceita viver o que o Senhor tem para ela, vai viver de forma a negligenciar o seu verdadeiro chamado por isso depois de terem sido igrejas “quentes” torna-se igrejas frias e por último vive o tanto faz na vida espiritual, ficando assim mornas e com isto estão prontas a serem vomitadas do “Corpo Glorioso do Senhor”, dá-nos uma ideia de que o próprio corpo não aceita aquela situação tendo que colocar para fora, para que haja a cura total do corpo. Esta primeira advertência do Senhor é muito forte, a minha pergunta é: Como estamos vivendo como servos do Senhor, as nossas igrejas estão quentes, frias ou mornas? Eis a advertência do Senhor vomitar-te-ei da minha boca.

4 – A segunda advertência era que o anjo e consequentemente aquela igreja estavam achando que eram ricos, ou seja, pensavam que podiam o que queriam porque tinha uma bonita igreja, uma boa renda financeira estava situada em um bom lugar como dizem hoje está “arrebentando”, entretanto quando a fiel testemunha olha para esta igreja, inspira o apostolo João escrever: Tu dizes que é rico;

a)     Porém eu digo que és um desgraçado;
Como pode alguém que diz ser rico, ao mesmo tempo ser considerado por Deus como alguém que está desprovido da sua graça. Isto realmente é possível porque quando alguém coloca o deus mamom no lugar que único do Senhor, terá sem dúvida a sua vida dominada por este sentimento de pura grandeza; quando isto acontece a graça perde o seu valor sobre a vida do pastor e suas ovelhas, lembremos que as ovelhas quase sempre é um retrato fiel do pastor. Se o pastor é uma pessoa desprovida da graça de Deus quanto mais os membros desta igreja. Contudo sabemos que em todos os lugares o Senhor tem o seu remanescente fiel. Espero que os meus amados que porventura esteja lendo este artigo seja do Senhor um remanescente fiel.

b)    Um miserável;
Como pode ser isto, alguém que tem riqueza ser um miserável? Esta miséria é a consequência de alguém que está afastado do Senhor, e tem no seu bem financeiro, em sua “conta bancaria gorda” o seu poder e status diante dos homens. Alguém olha e diz que igreja espetacular, tem do bom e do melhor, enfim é cheia de ouro em sua aparência, mas o seu interior é pobre, é vazio sem a presença do melhor tesouro Cristo. A miséria externa é ruim, entretanto a miséria espiritual é ainda pior.

c)     Pobre;
A pobreza acompanha a humanidade desde que o pecado entrou no mundo, sendo que esta expressão usada por Cristo nos chama atenção, devido como o pastor e aquela igreja ostentava a riqueza diante daquela comunidade, contudo a verdadeira riqueza passava longe da comunhão daqueles irmãos. A falta de dinheiro pode ser suprida de alguma forma, mas a pobreza espiritual só pode ser suprida se o Senhor Jesus estiver fazendo morada na vida da pessoa e na igreja. Caso não tenha a presença do Senhor a única riqueza será dos mármores, dos bancos estofados, do som primeira linha... e quando terminar esta fartura aqui nesta vida, conseguirá suprir no reino espiritual? Com certeza não.

d)    Cego;
A cegueira pode levar um pastor, uma igreja a ruina, por conseguir ver somente o que está no plano físico e pode ser palpado e não do que vem do sobrenatural de Deus. O inimigo da igreja tentará embaraça-la de alguma forma para que ela esteja preocupada com o que envolve a sua estrutura organizacional nesta vida. O apostolo escrevendo a igreja de Corinto diz que: “O deus deste século, cegou o entendimento para que não lhes resplandeça a luz do evangelho”. De fato, quem abre a visão do pastor e seus membros e liderados é a luz do evangelho, é a palavra do Senhor. Quando a mensagem da palavra do Senhor deixa de ser referência como regra de fé e pratica o que vai sobressair são as coisas que envolve só nesta vida. Se a luz do evangelho não brilhar na igreja, esta não consegue enxergar o que Deus tem para ela.

e)     Nu;
Quantas igrejas que estão vestida de uma falsa aparência, ostenta ser e ter o que não tem. Jesus é por excelência, por conquista na cruz o dono, o noivo da igreja, além disso o Espirito Santo conhece a igreja profundamente, pois trabalha no meio dela todos os dias, então Ele conhece a necessidade; sabe quando o material está querendo tomar o lugar do espiritual, quando o anjo da igreja está preocupado em ser revestir do ouro e de igual modo dar uma ênfase maior a riqueza material do que a espiritual. É obvio que todos precisamos de dinheiro para negociarmos, pois esta é a nossa cultura, entretanto isto não pode superar, tirar de nós a verdadeira cobertura, a presença do Senhor. Jesus que via que igreja de laodicéia tinha tudo, era rica, mas não tinha a cobertura que vem de Deus.

f)      Compre ouro provado no fogo;
Como é bom ter ouro, riqueza, mas a observação de Jesus é comprar ouro provado no fogo. Sem tentar força uma revelação, eu entendo que Jesus estava apontando para aquele pastor uma oportunidade de arrependimento; abrir mão do que eles haviam conseguido sem a sua presença, e agora com Ele as coisas seriam bem diferentes; as bases da igreja seriam solidas.

5 – A igreja que é amada do Senhor é castigada por Ele;
            É comum nós dizermos que Deus é amor, de fato Deus é amor, porém não é por isso que faremos o quisermos de nossas vidas. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador também aceitamos como Senhor absoluto de nossas vidas, mas é comum depararmos com pessoas que mesmo ao terem aceitado a Jesus continuam querendo viver ao seu bel prazer, fazendo aquilo que vem à cabeça. Quando isso volta-se para o meio cristão a história fica ainda pior, por que iremos encontrar uma igreja sem limites sem regras, uma igreja que não tem as marcas do Calvário e nem de Cristo. Quando somos de algum modo repreendido pelo Senhor, devemos ficar alegres, porque Ele cuida de nós. O apostolo Paulo afirma que o Espirito Santos tem ciúmes de nós. Não este ciúme doentio que leva até a morte, mas um ciúme como um zelo extremo de não perder aquele que o Senhor deu. Quando um pai castiga ou repreende o seu filho é porque não querem vê-lo se perde nesta vida. Quando Deus castiga o seu povo (aqui no caso a igreja), é porque não quer que ela venha esquecer qual seja a sua origem, o porque foi levantada e é a noiva do seu Filho.
6 – Por último o Senhor fala que estava a porta batendo
            Antes que chegássemos até esta expressão usada pelo Senhor e em alguns casos usada por algumas pessoas para evangelizar não crentes, vemos como o Senhor falou com esta igreja, então entendemos que este versículo não é a priori para evangelizar não crentes, mas para falar diretamente com crentes que de algum modo deixou Jesus do “lado de fora” de sua casa, e que Ele está batendo esperando que quem tem a chave abra a porta para que Ele possa entrar, e cear com a pessoa. O interessante não é só Senhor entrar, mas entra e fazer morada.

Conclusão: