quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Evangelho da Salvação!

Tema: “O Evangelho da Salvação”. Rm. 1.16
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”. Rm 1.16
Introdução:
I – A Fonte do Evangelho:
A fonte do evangelho e o comprimento de toda a profecia é Cristo, sem Ele a mensagem bíblica torna-se vazia.
a)    O Cristo fonte de águas vivas (Jo 4.13-15; 7.37);
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (Jo 4.13).

No diálogo que Cristo teve com a mulher samaritana, a beira do poço de Jacó, deixou bem claro para ela que Ele era uma fonte de águas vivas e que se ela bebesse daquela água que ele tem para dar ela jamais teria sede (espiritual). Nos dias da Festa dos Tabernáculos, o Senhor Jesus também estava presente como bom conhecedor dos princípios do povo hebreus. No último dia da festa Ele apresenta-se no meio daquela grande multidão e grita chamando a atenção de todos e diz: “Quem alguém tem sede, que venha a mim e beba”.

b)   O Cristo ressurreto (At 4.8-12);
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At. 4.12)

O apostolo Pedro junto com João depois de ter em nome do Senhor curado o coxo na porta Formosa do templo, foram presos e diante do Sinédrio Pedro proferiu uma das mais lindas narrativas bíblicas do Novo Testamento registrada no Livro de Atos, no qual discorreu acerca da vida do Senhor Jesus, o modo como foi rejeitado como pedra de esquina pelos edificadores, a ponto de o matarem de modo cruento, porém Ele ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus e que por sua vez após ter triunfado sobre a morte, o pecado e o poder de Satanás, recebeu o nome que está acima de todo o nome, no céu, na terra e debaixo da terra.

c)    O Espírito Santo (Jo 16.8-11);
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado da justiça e do juízo”. (Jo. 16.8).

Mesmo sendo Cristo a fonte da salvação, está salvação só torna possível pela ação do Espirito Santo na vida do ser humano. Está ação consiste em imprimir naquele que está ouvindo a palavra do Senhor, a necessidade de ter um encontro pessoal com Cristo. É o Espirito Santo que vai convencer o as pessoas do pecado, visto que o pecado domina o mundo só alguém com o poder maior que o pecado será capaz de convence-lo que é pecador e precisa receber à Cristo como seu Salvador pessoal. Além de convencer do pecado, também é Ele que convence o homem da justiça visto que o mundo para algumas pessoas é o lugar para viver de acordo com a sua própria vontade, entretanto o Espírito Santo conseguirá torna viva na mente do da humanidade que o Justo que esteve aqui continua vivo e não abandonou os seus fiéis. Por último é Ele que convence o mundo do juízo. O juízo de Deus já foi decretado sobre o príncipe das trevas e seus anjos caídos e consequentemente aqueles que aderirem também o seu governo e as suas ações. O Espirito Santo convencerá o mundo do juízo que há de vir sobre os que habitam sobre terra e, o meio para escapar deste juízo e desta sentença é aceitando a fonte de salvação que é o Senhor Jesus.

d)   As Escrituras (Jo 5.39).
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. (Jo 5.39)

Esta fonte de salvação nós encontramos nas Sagradas Escrituras, como vemos neste versículo Jesus afirmou que ao examinarmos as Escrituras cremos que nela teremos a vida eterna, porque é a palavra que nos ensina acerca do Salvador e aponta o caminho para encontrarmos com o Pai na eternidade.

II – A Razão do Evangelho:
A sapiência do Evangelho nos leva a entender que, esta mensagem não é limitada a um determinado grupo especifico, mas que a mesma está s disposição e pode ser aceita por todos.
a)    Para salvação todo aquele que crer em Cristo. (At 10.34,35; Jo 1.12; Tt 2.11);
“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. (At 10.34,35).

De um modo e até certo ponto algumas pessoas de forma equivocada não consegue entender o plano de salvação como sendo abrangente, incluindo todas as pessoas que pela fé e o arrependimento tem a possibilidade de ter um encontro único e pessoal com Cristo. Neste caso em especial vemos como a salvação chegou a casa de Cornélio transmitida pelo apostolo Pedro. a ponto de enquanto estava falando o Espirito Santo “caiu” sobre eles. Pedro por sua vez falando aos irmãos que não poderia deixá-los de batizar, visto que o Espirito Santo já tinha vindo sobre eles.

b)   Para a salvação dos judeus (Jo 1.11);
“Veio para o que era seu, e os seus não receberam”.

A mensagem de salvação primariamente deveria ser pregada aos judeus e foi isto que exatamente que Cristo veio fazer trazer a salvação ao seu povo, e o seu povo salvo teria a honra de levar esta mensagem aos demais povos. Infelizmente uma boa parte do povo não quis receber a mensagem que o Senhor estava trazendo para eles, rejeitando-o como Salvador, contudo alguns dos judeus receberam e entenderam a mensagem, tornando possível a sequência de pregação da palavra. Aqueles que aceitaram o projeto de salvação estabelecido por Cristo, receberam Dele uma ordem “ E ser-me-eis testemunha tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra”.

c)    Para a salvação dos gentios. (At. 11.18; Gl 3.8,18).
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. (At 11.18)

A mensagem do Evangelho é abrangente inclui todas as pessoas, de todos os povos, raças, línguas e nações. Segundo o versículo lido ouve alegria na igreja de Jerusalém porque o Senhor salvou pessoas que não faziam parte do povo judeu. Entendendo que a salvação era também para os gentios a igreja elegem missionários para levar a mensagem de salvação aos povos gentios, os pioneiros que foram enviados que a Atos 13 registram que foram Paulo, Barnabé e João Marcos.
III – A Recepção do Evangelho:
 A etimologia da palavra recepção segundo o dicionário Houaiss é lat. receptìo, ónis 'ação de receber'. Como podemos então receber o Evangelho?

a)    Pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm.10.17; Hb 4.2);
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm.10.17)

A epistola de Paulo aos Romanos vai chamar a nossa atenção e a necessidade de levarmos esta mensagem as pessoas que ainda não conhecem esta palavra e estão em trevas, este grande homem de Deus vai chamar a atenção da Igreja do Senhor que Estava em Roma, a importância do envio missionários para aqueles povos que não tem a palavra do Senhor. Só é possível alguém receber a fé em Cristo mediante esta palavra e se a mesma for pregada e ensinada para aqueles que ainda não ouviram!!

b)   Pela fé em Cristo Jesus (Rm 3.28; 5.1; Lc.17.19);
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”. (Rm 3.28)

A recepção das “Boas Novas”, para que tenha uma validade ou uma autenticação na vida dos que a ouvem tem que vir misturada com a fé; ele ouve a mensagem, o Espirito Santo age na vida desta pessoa e por sua vez abrindo ele o coração para a palavra de Deus, está mesma palavra mostrará que para receber o Senhor Jesus com o seu Salvador, portanto é imprescindível que os que ouvem está palavra tenha um coração aberto para Deus.

c)    Por meio da graça (Ef 2.8; Rm 5.21; 2ª Ts.2.16). 
Porque pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Ef. 2.8)

         A ação pela qual alguém pode receber o Evangelho, não está em priori relacionado com aquilo que o mesmo tenha feito, como, ajudas, esmolas, obras sociais, movimentos de ajuda humanitária quando acontece uma iminente tragédia, etc. não, para alguém possa receber o Evangelho precisa reconhecer o seu estado de miserabilidade espiritual e total dependência do Senhor, lembremos, portanto, que graça é o favor imerecido, algo que é possível, porém que não é recebido por méritos próprios. Segundo o dicionário Houaiss graça é lat. gratìa,ae 'agradecimento, reconhecimento; favor, benevolência; graça, beleza'. Para nós que já alcançamos em Deus a salvação precisamos ter em  mente também, que não é o que fazemos para O Senhor que vai assegurar a   nossa salvação. O trabalho que realizamos, as ofertas que entregamos nas “salvas” ou no gazofilácio, os dízimos, as ajudas filantrópicas, isto tudo não tem o poder em si mesmo de garantir a salvação de qualquer um que seja. Vemos então que “a salvação é um ato da bondade de Deus, cumprida em Cristo pela graça gerada no crente por meio da fé”.

Conclusão – As Bênçãos do Evangelho

Concluímos, portanto, que o Evangelho do Senhor Jesus é riquíssimo e traz àqueles que pela fé recebem a sua mensagem bênçãos visíveis, como mudança do estado pecaminoso para um estado pleno de salvação, mudança de comportamento, de caráter, o novo nascimento que é possível ser visto por a aqueles que estão à sua volta, além destas bênçãos alcançadas aqui, temos as bênçãos inauditas que estão reservadas para os que chegarem as moradas eternas.
FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário