domingo, 30 de dezembro de 2012

Ética Cristã - primeira parte


I - Ética Cristã

Introdução: A Ética pode ser definida como o estudo crítico da moralidade. Consiste da análise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do "certo" e do "errado". Em resumo: ética é na prática aquilo que você pensa e faz.

A Ética Cristã, no contexto evangélico, é um somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal. É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente pensa e faz. Por aquilo que ele é faz, vai evidenciar a sua dependência de Deus e do seu próximo. Dependendo desses princípios, essa decisão pode ser boa ou má, benéfica ou prejudicial a quem se destina, pessoa ou comunidade.

I - Diferentes tipos de ética
Quanto à sua aplicação, a ética pode ser vista sob os seguintes aspectos; ética social (Abrange os princípios que regem o comportamento da família e da sociedade como um todo), política (fala dos princípios de condução e administração do bem público, do Município, do Estado ou da Federação) e religiosa (tem a ver com os princípios que regem o comportamento espiritual do homem, pertença ele religião que pertencer, ou professe ele a crença que professar). Além destes três tipos, existem outros tipos que estaremos estudando de modo bem sintético.

Ética Imediatista
Este é o estágio do comportamento no qual a ação a parece por nenhum tipo de premeditação. Qualquer pessoa que esteja no nível de imediatismo não é um indivíduo ético na verdadeira acepção da palavra. Ocorre quando alguém fala ou reage sem pensar.



Ética da Tradição
Muitas pessoas tomam quase todas as decisões de acordo com a maioria que predomina, não por sua inteligência. Não se preocupa com o resultado da sua escolha; se foi certo ou errado, mas dizem é isto que querem que eu faça. Por exemplo, muitas pessoas vão à igreja aos domingos só par passar um tempo, e não para um momento de adoração ao Senhor.

Ética Hedonista
Um hedonista é uma pessoa cujo conceito ético supremo é o prazer. Ele acredita que o valor duma ação é medido pela quantidade de prazer que ele assegura. Assim, o bem é identificado com aquilo que dá prazer, e o mal com aquilo que causa dor. 
Por conhecer o mal que este conceito ético conduz, certo servo de Deus orou: "Jesus, se te sigo porque tenho medo do inferno, queima-me nas labaredas do inferno. Se te sigo porque quero entrar no céu, não me permitas entrar no céu. Agora, se te sigo porque te amo, não me impeças entrar na glória e lá contemplar para sempre a tua eterna beleza".

Ética Naturalista
        Segundo a ética naturalista, o homem é produto da natureza ou seja, é produto de um processo evolutivo. Este é o conceito ético no qual se apóia a teoria da evolução das espécies, muito em voga nos dias atuais. A ética naturalista defende:
1.    À rejeição de todos os esforços para proteger os fracos, prevalecendo, portanto, a lei e a justiça do mais forte.
2.   O naturalismo repudia a interferência na natureza, a fim de encorajar a sobrevivência dos inabilitados que ela quer eliminar. Não apóiam àqueles que cuidam dos doentes e condenam aqueles que empregam dinheiro, tempo e esforço no intuito de preservar os mais fracos.
3.   Segundo este conceito ético, somente as pessoas doentes, que a recuperação possa trazer alguma vantagem para a sociedade, devem receber cuidados médicos. Os outros, principalmente os velhos, devem ser destruídos.
Dotados deste conceito ético, os primeiros conquistadores da América do Norte, pretendendo justificarem-se, como exemplos tomaram um fato ocorrido no Antigo Testamento. A fim de justificar seu tratamento desumano contra os índios, quiseram eles identificar-se com os israelitas em cujas mãos Deus entregara os cananeus para serem destruídos. Assim, os naturalistas tinham poder para massacrar os índios. Adolfo Hitler, procurando estabelecer a supremacia de uma super raça ariana, condenou mais de seis milhões de judeu à morte.

Ética Relativista
O conceito da ética relativista, "o homem é a medida de todas as coisas". Uma opinião é tão boa quanto à outra e cada pessoa deve estabelecer seus próprios conceitos éticos, que para ele serão verdadeiros para ele mesmo e mais ninguém. No meio religioso vemos acontecer este conceito: "Todas as religiões são boas, desde que exercidas com sinceridade", ou" Todas as religiões conduzem o homem a Deus". Noutras palavras: Certo é o que eu considero certo e errado o que considero errado.

Ética Estética
        Este conceito esta relacionado com os sentimentos e emoções humanas para dar significado à vida e transformar insignificâncias em beleza. Segundo este conceito o importante é o exterior, a aparência e não o que esta no seu interior.

A Ética Cristã

        No contexto evangélico, Ética Cristã - É um somatório de princípios que formam e dão sentido a vida cristã normal. É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz. Por aquilo que o crente é faz, evidencia a sua dependência de Deus e do próximo. Aqui está a fundamental diferença entre ética cristã e ética como simples estudo crítico da moralidade.

Evidências da Ética Cristã
Como modelo de vida concreta, ética cristã apresenta o crente ao mundo de quatro formas:
1.    Uma pessoa nascida de novo. Para viver vida nova, torna-se necessário que o homem nasça de novo; nasça de Deus e para Deus. ..."Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3.). Deus quer que sejamos  uma nova criatura (2ªCo.5.17).
2.   Sal da terra. Todos que já experimentaram o novo nascimento, agora demonstram no seu dia, diante das pessoas que tem o sabor para conservar este mundo (Mt. 5.13).
3.   Luz do mundo. O cristão como luz do mundo precisa esta refletir o brilho do Senhor Jesus, aos limites mais obscuros da sociedade (Mt. 5.14).
4.   Testemunha de Jesus Cristo. Todos os filhos que aceitaram à Cristo como seu Salvador e agora são chamados filhos de Deus, precisam viver uma vida de verdadeiras testemunhas de Cristo; independente da situação que estamos vivendo, não podemos deixar de testemunhar do que temos visto e ouvido do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário