A Armadura Deus


 A armadura de Deus

Capítulo 1
                                                                                                       A ESPADA DO ESPÍRITO
...E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6.17.

Introdução:
 O texto citado diz que: “A espada do Espírito é a Palavra de Deus”, ou seja dentre as armas que o Espírito Santo pode usar, Ele usa a Palavra para encorajar e fortalecer o crente e destronar o diabo. Tomemos posse desta espada e vamos à peleja, certo que a vitória Já foi garantida como afirma a Bíblia,  que é:

1 – A PALAVRA DE DEUS Dt.4.10.

            A espada do Espírito como a palavra de Deus, deixa explícito que as Escrituras ( Bíblia), é de fato uma arma poderosa; para alguns à  edificação(  ), para outros destruição (    ). Com esta arma, o crente está habilitado para lutar e vencer no mundo espiritual. A Bíblia como conhecemos hoje, teve em média 40 autores, que escreveu em lugares e épocas diferentes um dos outros. Entretanto encontramos uma harmonia quando estamos lendo-a, isso deve-se ao ministério do Espírito Santo, que inspirou estes homens para escreverem a palavra de Deus (1Pe.1.20.21).

2 - É O PÃO VIVO.João 6.32,35

            Para que haja um crescimento sadio no corpo físico, é preciso respeitar a necessidade de uma boa alimentação diária. Na vida espiritual não é diferente, o crente precisa estar alimentando-se diariamente da palavra de Deus que é vital para um desenvolvimento equilibrado na vida cristã. Cristo disse:" Eu sou o Pão vivo que desceu do céu".Este pão tem como finalidade saciar a fome da alma.Quem comer deste pão viverá para sempre.

3 - É A ÁGUA VIVA.

            Jesus quando conversava com a mulher samaritana, falou da necessidade dela beber desta fonte que emana água para vida eterna No mundo espiritual há uma fonte, que jorra água para a vida eterna, e esta é inesgotável, capaz de saciar a sede da humanidade num só momento. Esta fonte é o próprio Cristo que sacia.

4 - É O MARTELO QUE ESMIUÇA A PENHA Jr.23.29.

            A palavra de Deus como martelo, tem a finalidade de quebrar coração de pedra, que está endurecido com as coisas do mundo. "Quem ama o mundo, o amor do pai não está nele". Infelizmente há pessoas que só aceitam a Cristo, quando se veem em situações calamitosas, sem nenhuma esperança na óptica humana, em total desespero emocional, que pode ser causado por perda de um ente querido, doenças, crise afetiva, etc. A palavra de Deus como martelo conseguirá penetrar nesta vida, quebrando toda a barreira que esteja impedindo a conversão desta pessoa.(At.            ).

5 - É FOGO CONSUMIDOR Jr.23.29.

            O fogo é usado na purificação dos metais, inclusive o ouro. A palavra de Deus foi usada para purificação da nação de Israel (Js.7.10-15). Este foi um episódio marcante na trajetória da construção da nação de Israel. A palavra de Deus havia sido desobedecida (Js.6.18-19 ), para que o povo tivesse novamente a presença de Deus, era necessário que obedecesse a sua palavra e purificasse a nação excluindo dentre si o anátema , que havia causado a derrota do povo de Deus .

6 - É A LUZ QUE ILUMINA A CAMINHADA CRISTÃ Sl.119.105.

Nós só conseguimos entender a dimensão exata de quanto é importante a luz, quando a ela apaga- se. Porém na vida cristã não podemos permitir que a luz da palavra de Deus apague da nossa vida, porque com certeza entraríamos num caos espiritual. A luz da palavra de Deus direciona o caminho à  seguir, e é capaz de alertar o crente de possíveis "acidentes de percurso". Aquele que tem a luz, tem na vida garantia de estar andando no caminho certo, sem desviar-se nem para direita ou esquerda.(              ).

7 - É RETA Sl.33.4.

            Há um contraste enorme da palavra de Deus (BÍBLIA), em relação aos demais escritos. Numa biblioteca, onde há livros de vários autores diferentes, podemos encontrar uma obra quase perfeita, que pode ser questionada e julgada por muito de seus leitores. Quando alguém pede ajuda ao Espírito Santo e ler a Bíblia, acontece exatamente o contrário, ele é confrontado com a retidão que é a palavra de Deus, e sente a necessidade de aceitar à Cristo, por entender que a sua vida está fora dos retos padrões, que ensina a palavra do Senhor. Portanto a Bíblia é reta, a humanidade que precisa adequar-se em seus ensinamentos.

8 - A PALAVRA DE DEUS É PURA Pv.30.5.

            A palavra de Deus é comparada ao pão sem fermento ( asmo), não precisa de subterfúgios para alcançar os seus objetivos. Por ser pura, qualquer situação que apresente alguma anormalidade será sem dúvida alguma descoberta; aparecerá à luz do evangelho. As heresias não conseguem subexistir à luz da Bíblia, por não aguetarem o confrontamento com a pura e genuína palavra de Deus.

9 - A PALAVRA DE DEUS É ETERNA Mt.24.35; Mc.13.31: Is.40.8.

            Passará os céus e terra, mas a palavra do Senhor, esta permanece para sempre...Os planos do homem podem ser altos, bem arquitetados porém não sabe se acontecerá , se terá fiel conclusão; podendo acontecer ou não. A palavra de Deus tem o fiel cumprimento nos minimos detalhes, nada pode ser acrescentados ou extraído dela.
            Ainda que homens sem compromisso com Deus, violem sua palavra aqui na terra, há no céu o livro eterno que jamais será adulterado por qualquer pessoa que seja.

10 - A PALAVRA DE DEUS É A SEMENTE Lc.8.11.

 A palavra de Deus como semente é lançada em todo o tipo de solo, uns com espinhos outros entre pedregais, outras sementes caem pelo caminho, e uma boa parte em terra fértil, produzindo fruto seguindo a sua espécie. Como pregadores do evangelho, não cabe a nós fazermos escolha ou seleção de qual solo onde devemos lançar as sementes, porque não sabemos se esta ou aquela vai prosperar. Um planta, outro rega , porém Deus é que dá o crescimento (          ).

11-  A PALAVRA DE DEUS LIMPA João 15.3.

            Após o crente ter aceitado a Cristo, a palavra de Deus continua o processo de purificação ou limpeza diária; todo o dia o crente está sujeito à cometer atos que manchem a sua vestimenta espiritual. A palavra de Deus por ser santa purifica este crente e não deixa qualquer vestígio de pecado. A palavra de Deus limpa aquele que aceita o Senhor Jesus como o seu Salvador do pecado original, e ao decorrer da caminhada cristã continua sendo de suma importância na vida deste mesmo crente.

12-   A PALAVRA É A VERDADE João 17.17.

            Há um dito que diz:"Todo o caminho conduz a venda, ao armazém". Há verdades e verdades. A pa-lavra de Deus é a Verdade e conduz o cristão à presença de Deus, ao repouso eterno; enquanto as verdades heréticas não podem garantir aos seguidores um lugar junto à Deus no final da sua caminhada aqui; a Verdade Biblíca aponta o caminho para cima de onde aguardamos a nossa redenção.

13 - A PALAVRA DE DEUS            É VIVA E EFICAZ Hb.4.12; I Pe. 1.23.

       A Bíblia fechada é como um tesouro que ainda não foi descoberto por alguém.Uma vez descoberto este tesouro, irá trazer a quem descobriu uma riqueza inesgotável, dentre elas a vivacidade e eficácia que possui por ser a palavra de Deus.
       A palavra vem do trono de Deus, e vai vivificando; trazendo vida por onde passa.O nosso corpo precisa estar em contato diariamente com a palavra de Deus, para que fortalecido suporte as adversidades que surgem para ele transpor.

14 - A PALAVRA É FIEL I Tm. 4.9.

       A palavra de Deus é a essência do próprio Deus.Deus é fiel a sua palavra para cumpri-la, e com isso o crente tem a certeza que toda profecia bíblica, terá o seu fiel cumprimento. Não podemos esquecer que a Palavra de Deus é imutável. Agora cabe ao crente ser fiel a Deus e a sua Palavra, para que possa usufruir de todas as promessas.

Conclusão:
       A palavra de Deus deve fazer parte do nosso viver diário. Como nosso corpo físico precisa de alimentar-se, a nossa alma e espírito precisa ao Pão Vivo que é a Palavra de Deus. Amemos a Palavra do Senhor.


Capítulo 2

                               CAPACETE   DA   SALVAÇÃO

Tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus.

I - QUAL É AO VALOR DO CAPACETE DA SALVAÇÃO?
A mente humana, já por muito tempo vem sofrendo com os fortes ataques do maligno, ataque este que começou no jardim no Éden, e a vítima foi Eva. Eva sofreu os ataques que foram direcionados à sua mente perdendo o sentido do que é certo e errado. Protejamos a nossa mente com o capacete da salvação e não correremos o risco de ter a nossa mente atingida com os ataques do inimigo.

1-CERTEZA E CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO DE SUA  ALMA.
É muito comum ao perguntarmos a alguns crentes acerca de sua salvação, depararmos com uma resposta duvidosa e negativa. “Não sei, só Deus sabe”. Caso o crente esteja na igreja e não tenha a certeza de sua salvação, só há uma coisa à fazer, aceitar o Senhor Jesus novamente afim de que tenha convicção da sua salvação. O capacete da salvação é portanto a convicção que independente das lutas, e provação que o crente esteja padecendo, ele crer que será salvo no Dia do Senhor.

2-PROTEÇÃO CONTRA OS PENSAMENTOS QUE NÃO PROVÉM DE DEUS.

A nossa mente é alvo dos bombardeios do diabo. Graças a Deus o adversário das nossas almas não tem poder para conhecer os nossos pensamentos, porém ele lança os seus dardos para todo o lado, tentando de alguma forma penetrar na mente do servo de Deus, daí a importância do crente ter a sua mente sadia com raciocínio pautado na palavra de Deus, para não correr o risco de estar absorvendo as vás sutilezas do enganador.

3 - PROTEÇÃO QUE CONSERVA PURIFICADA A MENTE DO CRENTE.

Há pessoas que dizem ser crentes, mas as suas ações estão sempre contrariando os ensinamentos bíblicos , devido as suas mentes estarem contaminadas com praticas que desagrada a Deus. Alguns até dizem: “Faço o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Porém o crente que tem o capacete da salvação conseguirá manter protegida  a sua mente, e purificada a sua alma.

II - ONDE DEVE-SE USAR O CAPACETE?
Parece ilógico uma pergunta dessa, porque todos sabemos que o lugar ideal para o uso capacete é na cabeça . Porém há alguns que fazem o uso errado deste equipamento, não levando em conta o risco de usa-lo em lugar errado.

1-      HÁ PERIGO DO USO NO LUGAR ERRADO.

Todo o equipamento precisa estar em perfeita condições, para ter um melhor aproveitamento no seu manuseio. Além das condições, ele precisa estar no lugar que é convencional a cabeça.

2-      CAPACETE NA CABEÇA OU NO COTOVELO?

A primeira vista parece ser uma pergunta sem objetivo claro, entretanto quando analisamos, observaremos a importância de fazermos debate sobre este assunto tão importante. Pilotos de motocicletas usam capacetes, e no trânsito vemos muitos deles usando-o no cotovelo, correndo o risco de sofrer acidentes, ocasionando até a morte. Qual seria a aplicação espiritual? Quando o crente esta com o capacete no lugar errado, corre o risco de ter a sua mente minada com as sutilezas do diabo. Lembrando que a qualidade do capacete é a salvação. Perdeu a certeza da salvação esta perdido, e não conseguirá sobrepor o inimigo.

3-      O CAPACETE NA CABEÇA PODE LIVRAR DA MORTE.

Quando tropeçamos e caímos, a primeira preocupação é se afetou o crânio com a queda, podendo haver sérias complicações; dentre elas conseqüências que podem levar à morte. Quando o crente está sem o capacete da salvação, qualquer queda pode ser fatal, ocorrendo a morte, noutros casos deixam lesões irreparáveis na sua vida espiritual.

I-                   QUAL É O VALOR DO CAPACETE DA SALVAÇÃO?
O capacete da salvação não é adquirido por meros esforços humanos, a salvação é pela graça por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus.

1-      GARANTIR AO CRENTE A CERTEZA DE SOBREVIVÊNCIA NO CONTEXTO EM QUE VIVEMOS.

Cada dia que passa, o inimigo tem estado mais furioso, usando as suas armas para afrontar o povo de Deus; no entanto o povo de Deus continua de pé, devido a convicção de sua salvação que tem no  Senhor. Por mais que o inimigo tente, este crente não será derrotado por terra mente de Cristo.

2-      PROTEGER A NOSSA MENTE PARA O CULTO RACIONAL.
No culto racional todos tem a liberdade de cultuar  a Deus com   mente sadia. Não trazendo para o culto pensamentos contrários à palavra de Deus, e muito menos ensinamentos errôneos. Tendo sã consciência de estar oferecendo a Deus o perfeito louvor.

3-    TRAZER A MEMÓRIA AS COISAS QUE SÃO DE CIMA.

     Todo o crente precisa viver sua vida aqui no mundo, porém não pode esquecer que é um cidadão do céu. Por ser um  crente deve viver buscando as coisas que são de cima. Porque é de cima que vem as revelações do Senhor para os seus servos. Estas revelações consiste nas promessas que Deus tem para revelar aquele que lhe é fiel. Sendo que a maior e melhor promessa de Deus para nós é a salvação da nossa alma.

Conclusão: O Capacete da Salvação é de grande valor na Armadura de Deus, porque através dele o crente pode neutralizar os pensamentos que não provém da parte do Senhor Deus. 


Capítulo 3

 CALÇAR OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ


E calçado os pés na preparação do Evangelho da Paz”
Efésios 6.15

I-       QUAL É A FINALIDADE DO CALÇADO?


Existem calçados de todo o tipo e gosto, elegantes, bonitos, extravagantes, caros, baratos, etc. Porém na realidade isto não tem muito valor, se não couber no nosso pé. O importante é calçar um sapato adequado que vai:

1-Evitar a contaminação do corpo através de doenças.

É importante saber que os pés precisam relaxar um pouco, respirar longe dos sapatos , todavia é perigoso andar totalmente descalço devido a enorme possibilidade de ter contato com “águas contaminadas”. O crente quando esquece de calçar o sapato espiritual , ele corre o risco de ser contaminado com as doenças que envolve o mundo espiritual, doenças estas que pode transformar um crente forte, em um crente raquítico espiritualmente. Estejamos calçados , e não correremos o risco de ser contaminado pelo mundo.

2-Proteger de acidentes.

Quem nunca tropeçou, com certeza todos já tropeçamos. Quando estamos de chinelo os pés ficam desprotegido e estar mais sujeito ser ferido do que se estivermos de sapatos. Por isso o estrago é bem menor quando estamos bem calçados. O inimigo tem colocado obstáculos a nossa frente e as vezes quase não percebemos, mas graças a Deus, que nos dá vitória em nome de Jesus (Ico.15.57); e o crente que se mantém sempre calçado com o Evangelho da Paz, passa por estes desafios sem contudo ter fratura maior.

3-Facilita na caminhada.

Em todo o instante é grande a necessidade de estarmos bem calçado para vencer cada tipo de desafio diferente que se apresenta.
Nós não conseguiremos andar descalços no asfalto da vida, porque traríamos conseqüências irreparáveis aos nossos pés, e consequentemente a todo o corpo, precisando quem sabe ser até  submetido a cirurgias reparadoras. Do mesmo modo quando o crente quer andar sem o sapato espiritual, ele esta sujeito a atrair para si, situações que pode trazer resultado desastrosos para a sua vida. Se estivermos num país, onde a temperatura atinge vários graus negativos, sem uma bota (calçado) adequada,  poderíamos até correr o risco de ter os nossos pés  amputados, devido a necrose. Assim existe muita gente que se diz cristão mas na realidade já está congelado com o formalismo e legalismo deste mundo. Se o apostolo Paulo conhecesse um crente deste tipo ele diria: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja boa agradável e perfeita vontade de Deus”.(Rm. 12.2).

II-    POR QUE CALÇAR OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ?
A  igreja do Senhor precisa ser conscientizada, da grande e mais sublime tarefa que ela tem, que é proclamar o Evangelho de Cristo  a todas as pessoas que ainda não ouviram falar D`Ele. Sendo de suma importância a necessidade de ama preparação maior e mais estruturada. Porque:

1-Precisamos ter consciência de nossa chamada.

Quando Cristo cita aquele versículo que esta inserido no Livro de João: “ Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém  vem ao Pai senão por  mim ”, Ele estava dando-nos uma idéia de qual seria a dimensão de nossa caminhada. Uma vez conhecendo “o Caminho”, cada um precisa entrar nele, e caminhar por ele; e nessa caminhada alguns se perdem por não aceitarem os conselhos de Cristo, e insistirem em viver como acha  melhor .
O crente que calça os pés na preparação do evangelho da paz, sabe qual é a sua responsabilidade no corpo de Cristo e também a carência de andar sob a orientação do Espírito Santo, sem se desviar nem para direita e ou esquerda, mas olhando para Jesus o autor e consumador da nossa fé.(Is.30.21;Hb.12.2).
Quando estamos cônscios da nossa caminhada, iremos viver a necessidade de com um testemunho genuíno de verdadeiro cristão, anunciar  Cristo a todos os necessitados.

2-Precisamos de base para fazer o que é espiritual.

O próprio texto diz: Na preparação...,todos que almejam “sucesso espiritual”, deve ter uma estrutura firmada numa base sólida, quem não conhece a história da casa que foi construída sob a areia e não agüentou o mover das ondas e ruiu. O que aconteceu a esta casa? Não precisa ser um engenheiro para responder, o que ocorreu é que ela estava edificada num local impróprio e não tinha um bom alicerce. O crente que está calçado, não será destruído e levado por qualquer vento de doutrina.(Ef.4.14). Entretanto permanecerá sendo fiel aquele que o chamou para a sua obra.(Rm.1.6).

III-  COMO PODEMOS CALÇAR NOSSOS PÉS.
Para calçarmos os pés na preparação do Evangelho da Paz é necessário que observemos alguns requisitos importantes que levará cada um a fazer uma análise sintetizada da sua vida como servo do Senhor Jesus. Vejamos alguns desses requisitos:

1-Despindo do velho homem.

Quando falamos do velho homem, é uma referência feita aos padrões e costumes que ele tem antes de sua conversão (Cl.3.5-9), o apostolo Paulo adverte os crentes de Colosso que não vivessem como antes de sua conversão, mas que demonstrasse no seu viver diário a transformação que aquele que aceitou a Cristo como seu Salvador tem, que é viver em novidade de vida (Rm.6.4), pensando nas coisas que são de cima(Cl.3.2).

2-Reconhecendo que  só é possível através da Palavra.
A Palavra de Deus é a principal fonte que dá ao cristão condição suficiente de estar bem calçado (alicerçado na fé cristã), a Palavra que é a base para  a  edificação do templo do Espírito Santo, é que, encoraja(Js.1.1-9 ), alimenta(Mt.4.4), protege (Sl.91), guia e ilumina(Sl.119.105), edifica (Mt.16.18), aponta o caminho para o céu(Jo.14.6 ), e muito mais.

Conclusão:
Para que cada crente possa realmente ser sadio espiritualmente com base na vida cristã, e irrelevante que ele esteja calçado na preparação do evangelho da paz. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário